sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Biografia de Gil Vicente

  Gil Vicente é considerado o primeiro grande dramaturgo português e também pai do teatro português, ou mesmo do teatro ibérico já que também escreveu em castelhano, pensa-se que terá vivido entre 1465-1536, além de poeta há também quem o identifique como ourives, autor da custódia de Belém, mestre da balança, e como mestre de Retórica do rei Dom Manuel. Enquanto homem de teatro, parece ter também desempenhado as tarefas de músico, actor e encenador. Para o renascimento as obras de Gil Vicente é tida como reflexo da mudança dos tempos e da passagem da Idade Média. Foi, o principal representante da literatura renascentista portuguesa, anterior a Camões, incorporando elementos populares na sua escrita que influenciou, por sua vez, a cultura popular portuguesa.
Apesar de se considerar que a data mais provável para o seu nascimento tenha sido em 1466, e que poderá ter nascido em Barcelos, mas as hipóteses de assim ter sido são poucas. Guimarães para sua terra natal - hipóteses essa que estaria de acordo com a identificação do dramaturgo com o ourives, já que a cidade de Guimarães foi durante muito tempo berço privilegiado de joalheiros. Lisboa é também muitas vezes defendida como o local certo. Outros, porém, indicam as Beiras para o local de nascimento.
Sabe-se que casou com Branca Bezerra, de quem nasceram Gaspar Vicente (que morreu em 1519) e Belchior Vicente (nascido em1505). Depois de enviuvar, casou com Melícia Rodrigues de quem teve Paula Vicente (1519-1576), Luís Vicente (que organizou a compilação das suas obras) e Valéria Borges.  
O seu primeiro trabalho conhecido, a peça em castelhano Auto da Visitação, também conhecido como Monólogo do Vaqueiro, foi representada nos aposentos da rainha Dona Maria, para celebrar o nascimento do príncipe (o futuro Dom João III) - sendo esta representação considerada como o marco de partida da história do teatro português. Isto ocorreu na noite de 8 de Junho de 1502.
Morreu em lugar desconhecido, talvez em 1536 porque é a partir desta data que se deixa de encontrar qualquer referência ao seu nome nos documentos da época, além de ter deixado de escrever a partir desta data    

Sem comentários:

Enviar um comentário